Espanha inaugura hoje nas Canárias um dos maiores telescópios do mundo
Espanha inaugura hoje nas Canárias um dos maiores telescópios do mundo
13.07.2007 - 18h21 PUBLICO.PT
O Grande Telescópio Canárias, com o maior espelho primário do mundo (totalizando uma superfície de 10,4 metros de diâmetro), será inaugurado hoje em La Palma, no Roque de los Muchachos, a 2400 metros de altitude.
O telescópio óptico vai receber a chamada “primeira luz” à meia-noite, momento a partir do qual se inicia o período de testes e afinamento dos espelhos, previsto durar até ao Verão de 2008. O primeiro astro a ser observado será a Estrela Polar. A cerimónia pode ser acompanhada, em directo, na Internet, em www.telefonica.es/gtcprimeraluz.
Os instrumentos do telescópio, com o qual Espanha ambiciona colocar-se na vanguarda da exploração do cosmos, vão captar a radiação dos objectos celestes mais distantes no Universo, ao alcance do telescópio graças às suas observações em luz visível e em infravermelhos.
Entre os seus objectivos está a detecção de planetas semelhantes à Terra em outros sistemas solares, o captar do nascimento de novas estrelas, aprofundar a investigação sobre os buracos negros ou decifrar os componentes químicos gerados depois do Big Bang, informa o site do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC).
Francisco Sánchez, director do IAC, explica que a primeira meta era “dotar a comunidade astronómica espanhola de um instrumento próprio muito competitivo; a segunda era manter os observatórios das Canárias entre os maiores do mundo e a terceira era incentivar a indústria espanhola no sentido da tecnologia avançada”.
Trinta e seis segmentos hexagonais formam o espelho primário. Segundo Pedro Álvarez, director do projecto, “a superfície reflectora do telescópio são cem gramas de alumínio que requerem uma estrutura de 400 toneladas para que os espelhos se mantenham na forma e posição correctas”.
“Seria maravilhoso se este telescópio nos permitisse detectar um planeta como o nosso”, confessa Pedro Alvarez, director do projecto, ao “El Mundo” online.
A primeira pedra do telescópio foi lançada em Junho de 2000 pelo príncipe das Astúrias e foram precisos sete anos para o construir, mais quatro do que o inicialmente previsto, conta o jornal espanhol. Mais de mil pessoas e cem empresas participaram nas fases de concepção e construção.
Os custos chegaram quase aos 130 milhões de euros, 90 por cento dos quais saíram dos cofres do Governo espanhol e os dez restantes foram contribuições do México e dos Estados Unidos.
Actualmente, o maior telescópio do mundo é o VLT (Very Large Telescope), no Chile. Mas este é composto por quatro espelhos ligados como se fossem apenas um e que totalizam 16 metros de diâmetro.
1 comment:
Bru-tal!
A vizinha Espanha a dar cartas, acho muito bem...:)
Post a Comment